Map | A Partnership for Children's Health Search:  Advanced Search
Home General Information Country Support Board Task Forces Resources Media Center
Press Releases Contact Info Background Materials In the news
Printer-friendly format

Quick Reference:

What is GAVI?

Fact sheets

Governance

Board Documents

Guidelines

Press Releases

Immunization Information

Immunization Forum
Latest Issue

GAVI Update

Glossary

Employment


PROPOSTA

África Recebe a Primeira Remessa da GAVI/Vacinas do Fundo Global

Bill Gates Sénior Ajuda a Entregar a Moçambique Vacinas que Salvam Vidas

Maputo, Mozambique 6 de Abril – Num passo importante no sentido de salvar a vida de milhões de crianças de todo o mundo, a Aliança Mundial de Vacinas e Imunização e o Fundo Mundial para Vacinas Infantis começaram por Moçambique a primeira ronda de um calendário mundial de distribuição de vacinas, a primeira remessa a chegar ao continente africano.

Bill Gates Sénior, co-presidente da Fundação Bill & Melinda Gates, juntou-se a Carol Bellamy, Directora Executiva do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a membros seniores do Governo de Moçambique, no Hospital do Distrito de Boane, a 45 Km da capital, Maputo, para assistirem à imunização de crianças com menos de um ano através das vacinas DTP-hepB contra a difteria, tétano, tosse convulsa e hepatite B.

Depois de Bill Gates Sénior e Carol Bellamy terem feito a apresentação oficial das novas vacinas, o Ministro da Saúde de Moçambique, anunciou que o Distrito de Boane seria piloto nas actividades de imunização através da combinação das vacinas DTP-hepB até se iniciar, em Julho, uma campanha à escala nacional. Este distrito piloto porá em movimento um grande número de actividades destinadas a revitalizar o programa nacional de vacinações, entre as quais: a formação dos trabalhadores de saúde tanto sobre a nova combinação de vacinas e a correcta utilização de dispositivos de segurança, como sobre a forma de transmitir a diversas audiências a importância de todos os bebés cumprirem o calendário completo de vacinação.

O Governo moçambicano recebeu a primeira metade de 1,3 milhões de vacinas DTP-hepB, avaliada em 1,5 milhões de dólares americanos. Também lhe foi concedida uma contribuição adicional de 462.000 dólares destinados a reforçar os serviços de vacinação.

“Depois de um ano de trabalho árduo, é gratificante constatar que as nossas acções começam a dar fruto à medida que as vacinas são distribuídas aos países e, o que é mais importante, às crianças, ”

disse Bill Gates Sénior.

“Agora, temos que avançar rapidamente para todas as zonas do mundo, por forma a podermos salvar todos os anos a vida de dois milhões de crianças através de vacinas contra as doenças evitáveis.”

Desde o seu lançamento em Davos em Janeiro de 2000, o novo sistema de aquisição de vacinas constitui uma das maiores realizações da GAVI e do Fundo Mundial. Garantindo compromissos de aquisição a longo prazo, possibilita aos fabricantes a produção de vacinas a preços comportáveis. Anteriormente, estas vacinas só estavam disponíveis para as crianças dos países industrializados. Criou-se, desta forma, um mercado viável que combina novos e antigos antigéneos, como é o caso da hepatite B associada às DTP. Estão actualmente em curso planos de embarque de vacinas ao longo de 2001 para 15 países, incluindo o Kyrgyzstan e o Laos e mais oito países de África. Prevê-se que um total de 74 dos países mais pobres do mundo venham a receber apoio da GAVI e do Fundo Mundial.

Dois milhões de crianças morrem diariamente em todo o mundo por falta de acesso às vacinações. O sarampo – praticamente inexistente hoje em dia nos países ricos – mata anualmente cerca de um milhão de crianças. Anualmente, as infecções provocadas pela hepatite B são responsáveis por mais um milhão de mortes entre os adultos por não terem sido vacinados contra a doença na infância. Estudos realizados em Moçambique mostram que aproximadamente 20 por cento da população adulta se encontram infectados cronicamente pela hepatite. A nova contribuição dada ao país ajudá-lo-á a aumentar os seus esforços no combate a esta doença.

Após uma primeira análise das suas propostas, Moçambique é um dos 25 países a obter apoio da GAVI e do Fundo Mundial. Os responsáveis governamentais e da saúde estão empenhados em utilizar a contribuição recebida para ampliar o acesso às vacinações em todo o país.

“O Fundo Mundial está satisfeito por poder financiar estas vacinas salva-vidas para as crianças de Moçambique e por estabelecer uma parceria com este país no esforço comum pela redução das mortes evitáveis através de vacinas.” Disse Jacques François Martin, Presidente do Fundo Mundial.Para além das próprias vacinas, também estão ser fornecidos seringas descartáveis e estojos de segurança. A seringa descartável inclui um dispositivo de segurança que impede a sua reutilização. A OMS, o UNICEF, o FNUAP e a Federação da Cruz Vermelha assim como as Associações do Crescente Vermelho adoptaram uma política mundial de segurança no respeitante à injecção apelando ao uso de seringas descartáveis para todo o tipo de imunização até ao fim de 2003. No ano 2000, um número significativo dos 10 a 15 mil novos casos de hepatite B registados em Moçambique resultou de injecções não seguras – a nível mundial ocorrem todos os anos entre 8 e 16 milhões de casos novos. A partir de Julho de 2001, Moçambique prevê integrar totalmente as seringas descartáveis em todas as vacinações.

“Uma vacinação segura é tão importante como a própria vacina,”

disse a Directora Executiva do UNICEF, Carol Bellamy.

“As más práticas de vacinação podem levar mais à propagação da doença do que à sua prevenção. Ajudar os países a melhorarem as suas práticas de injecção é parte integrante da missão da GAVI.”

No acto da recepção das vacinas no Centro de Saúde de Boane, o Ministro da Saúde, Dr. Francisco Songane enalteceu o papel que a GAVI desempenhou para que Moçambique pudesse introduzir ao nível nacional pela primeira vez a vacinação contra a Hepatite-B, tendo afirmado que “este é um programa muito importante, particularmente porque visa a diminuição da morbilidade e mortalidade por esta doença e suas consequências, como por exemplo o carcinoma do “. O ministro da saúde referiu que esta era mais uma forma do sector privado em parceria com o sector público contribuir para a melhoria do estado de saúde da população”.

“A pre venção da Hepatite-B no país irá contribuir para o desenvolvimento socio-económico do país”,

acrescentou o governante Moçambicano.

Moçambique apresenta um dos índices mais elevados de mortalidade infantil com 146 em cada 1000 crianças a morrerem antes de completarem um ano de idade. Cerca de 12,5 por cento dos bebés moçambicanos nascem com baixo peso devido a subnutrição materna e 36 por cento das crianças menores de três anos são raquíticas por causa de subnutrição crónica. Os índices de vacinação estão a melhorar mas continuam baixos sendo apenas 73 a percentagem de crianças que completam o seu calendário de vacinação.

O estado de emergência criado pelas cheias em 2000 e 2001 veio agravar a situação nas províncias do centro e sul e aumentar a vulnerabilidade da mulher e da criança à subnutrição e à doença.

O Fundo Mundial para Vacinas Infantis, um novo meio de financiamento criado em 1999, dá apoio financeiro directamente aos países de baixo rendimento para que possam reforçar os seus serviços de vacinação e adquirir vacinas novas e subtilizadas.

O Fundo Mundial recebeu uma contribuição inicial de 750 milhões de dólares da Fundação Bill & Melinda Gates tendo, a partir de então, recebido apoio de governos e outros doadores. Futuramente, os recursos do Fundo Mundial poderão também vir a ser utilizados para acelerar o desenvolvimento de vacinas contra doenças responsáveis por índices significativos de mortalidade nos países em desenvolvimento, como o HIV/SIDA, a tuberculose, a malária e as doenças respiratórias agudas. Embora o Fundo Mundial tenha um Conselho de Direcção e uma administração próprios aos quais cabem as responsabilidades fiduciárias e de angariação de fundos, as decisões sobre os programas que devem ser objecto de apoio são tomadas por recomendação da GAVI.

A Aliança Mundial de Vacinas e Imunização (GAVI) é uma coligação de organizações constituída em 1999 em resposta à estagnação dos índices mundiais de vacinação e às disparidades cada vez mais profundas entre países industrializados e países em desenvolvimento. Os parceiros da GAVI incluem: governos nacionais, o Programa Gates de Vacinas Infantis no PATH, a Federação Internacional de Associações de Fabricantes de Produtos Farmacêuticos (IFPMA), instituições de investigação e de saúde pública, a Fundação Bill & Melinda Gates, a Fundação Rockfeller, o UNICEF, o Grupo do Banco Mundial e a Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

6 April: Statement from Mr James Wolfensohn, President, The World Bank

6 April: Statement from Dr Gro Harlem Brundtland, Director General, World Health Organization

 

Para obter más informações, é favor contactar:

Lisa Jacobs
GAVI Secretariat
c/o UNICEF
Palais des Nations,
1211 Geneva 10
Switzerland
Tel: 41.22.909.50.19
Fax: 41.22.909.59.31
Email: Gavi@unicef.org

 

Mozambique Photo Report

More about GAVI

The Vaccine Fund

 

star_int   Contact us | Guestbook | Copyrights | Text site